12/05/16

Três dogmas neo-liberais que bloqueiam qualquer debate nas redes sociais.


Três dogmas neo-liberais que bloqueiam qualquer debate.

1 - Nós não podemos aumentar mais as despesas do Estado porque elas já já estão muito altas. Cuidado com o deficit das contas públicas.
2- Os problemas sociais são muito complexos. O neo-liberal Henry Kissinger costumava dizer aos seus alunos: "as coisas são mais complicadas do que parecem". Resposta de alguns dos seus alunos: "As coisas parecem mais complicadas do que aquilo que na verdade são" (citação de John Ehrenreich).
3 - Nós não queremos mais governo. O Estado-Monstro ameaça a liberdade da iniciativa privada. Deve-se favorecer o empreendedorismo. Quem resolve os problemas sociais é o mercado livre através da criação de emprego.

Estas três crenças estão erradas. Saiba porquê.

"Para começar, temos que desafiar as narrativas dominantes que estão sendo alimentados por praticamente todos os republicanos e, infelizmente, por muitos democratas. Os conservadores insistem dizendo que o nosso problema mais premente é o nosso orçamento desequilibrado.
1. Impostos mais altos onerariam os "criadores de emprego" ameaçando a nossa competitividade internacional, de modo que simplesmente não podemos pagar para expandir ou mesmo manter os programas de governo.
2. Eles também nos dizem que a noção de que os problemas sociais complexos podem ser resolvidos pela ação do governo é uma tolice.
3. E para os conservadores, o governo grande é o inimigo da liberdade e da prosperidade. Eles insistem que não é o o governo, mas mercado livre que resolve os problemas sociais, e que os únicos objetivos legítimos de política pública são promover o crescimento e servir as necessidades das empresas.
Essas narrativas são todas falsas. Os mesmos opositores que nos dizem que a ação do governo é ruim, estão de acordo para intervir em nome de seus patrocinadores corporativos - para bail-outs, isenções e brechas fiscais. Se os impostos são aumentados para deixar o programa Medicare subsidiar um excedente alto salário do CEO de um grande hospital, ou para permitir que uma empresa farmacêutica faça lucros grandes e estranhos, ou para deixar o Departamento de Defesa pagar US $ 500 por um martelo, então sim, os impostos são muito altos. Mas, se os impostos são elevados para lhe fornecer água potável, ou para protegê-lo contra a insegurança do desemprego, você experimenta um ganho e não sofre uma perda. Apesar do refrão conservador acerca de os americanos terem impostos muito altos, é preciso dizer que os Estados Unidos têm uma das mais baixas cargas de impostos em todo o mundo. Como Oliver Wendell Holmes Jr. disse uma vez, "os impostos são o que pagamos para viver numa sociedade civilizada".

Mas a esquerda também tem mitos que devem ser desafiados. Se acreditamos que o interesse próprio - auto-interesse económico e grupo de auto-interesse - é tudo o que há para a política, estamos muito enganados. As pessoas também procuram a segurança e a estabilidade, uma sensação de empoderamento, uma fé em que a comunidade vai ajudar a cuidar de si, se você precisar de ajuda, uma narrativa coerente acerca sua própria experiência e da sua comunidade, a necessidade de afastar os sentimentos de inveja e vergonha, algo em que acreditar, o orgulho na tradição e na nossa história. A esquerda deixou os "Donald Trumps" do mundo inteiro surgirem como parecendo campeões dessas necessidades, e se os progressistas não atenderem a essas necessidades, eu temo o que está por vir.

A mudança acontecerá quando as pessoas exigirem transformações. Temos de apoiar os movimentos desorganizados e indisciplinados que trazem a mudança, a transição. Isso é democracia.”

"Third Wave Capitalism: An Interview with John Ehrenreich"
http://www.huffingtonpost.com/fixcapitalism/third-wave-capitalism-an-_b_9880642.html
[Tradução livre de José Pinheiro Neves]

Sem comentários: